Províncias

Projecto Escola Mágica chega ao Bengo

Pedro Bica | Caxito

O projecto “Escola Mágica”, que visa contribuir para o processo de modernização do ensino e aprendizagem, é lançado em três escolas da vila de Caxito, na província do Bengo, a partir de Outubro.

Professores do Bengo com mais valências para a transmissão de conhecimentos
Fotografia: Edmundo Eucílio | Bengo

A iniciativa é do Ministério da Educação, em pareceria com a organização portuguesa Cyber Digital, e contempla um sistema de informação pedagógico, que oferece um conjunto de soluções e recursos didácticos.
A “Escola Mágica” foi concebida para a comunidade educativa e os seus temas destinam-se aos alunos da primeira à sexta classe, com conhecimentos estruturados e muito atractivos de multimédia de última geração.
No acto de apresentação, o director provincial do Bengo da Educação, António Quino, considerou ser um instrumento de apoio, já que os conteúdos programáticos fazem parte do curriculum de ensino aprovado pelo Ministério da Educação.
“É apenas uma ferramenta nova e não haverá grandes dificuldades para os professores se encaixarem, já que os conteúdos existentes fazem parte do seu trabalho no seu dia-a-dia”, disse. />António Quino reconheceu que a iniciática constitui uma mais-valia, pois vai criar uma maior interacção, de forma lúdica, entre alunos e professores, através do audiovisual proposto pelo projecto “Escola Mágica”.
 A par disso, realçou que o projecto vai ajudar os professores a transmitir, com maior segurança, os conteúdos programáticos e passa a ser ainda um desafio na utilização das tecnologias de informação. Importa realçar que a “Escola Mágica” é um projecto criado em Portugal, lançado há um ano em Luanda, e actualmente já está nas províncias de Malanje, Cuanza Sul e Moxico, prevendo-se, em breve, cobrir todo o território nacional.
Inicialmente, segundo António Quino, o programa vai abranger três escolas do município do Dande, designadamente Kimamuenho, de Formação de Professores, Missionária, 302 e 307 do Kijoão Mendes.

Tempo

Multimédia