Províncias

Quadros de administrações fazem troca de experiências

José Chaves | Andulo

Quadros das administrações do município do Ambriz, na província do Bengo, e do Andulo, na província do Bié, vão cooperar nos domínios de gestão administrativa, de projectos e de programas.

Quadros administrativos do Bié e Bengo
Fotografia: Jornal de Angola

Quadros das administrações do município do Ambriz, na província do Bengo, e do Andulo, na província do Bié, vão cooperar nos domínios de gestão administrativa, de projectos e de programas.
A pretensão foi expressa pelo administrador adjunto do município do Andulo, Fonseca Satula, à margem de um encontro entre delegações do Ambriz e do Andulo.
“A visita da minha delegação ao Andulo teve como objectivo a troca de experiências sobre gestão administrativa, gestão de projectos e programas e também conhecer as potencialidades turísticas desta região do centro do país”, argumentou o administrador do Ambriz.
A localização geográfica fez do município do  Andulo, durante o período de guerra, palco de vários confrontos armados, situação que naquela época levou à paralisação de vários projectos.
Com o alcance da paz definitiva em Angola, a 4 de Abril de 2002, o Executivo, segundo o administrador, gizou alguns projectos para a cidade do Andulo, a fim de resgatar o seu potencial agro-pecuário, no âmbito regional e nacional.
De acordo com o administrador municipal adjunto, são visíveis os níveis de desenvolvimento nos mais variados sectores. A comitiva do Ambriz inteirou-se do funcionamento do Instituto Médio Agrário do Andulo, uma instituição que se transformou numa referência em termos de formação de técnicos de Mecanização Agrícola, Produção Animal e Vegetal. A instituição, criada em 2008, já formou 150 jovens.
A caravana visitou igualmente os municípios do Golungo Alto (Kwanza-Norte), Cacuso, Caculama e Calandula, província de Malange. Andulo é um dos nove municípios da província do Bié, que dista 130 km da cidade do Cuito. Ocupa uma área de 10.700 quilómetros quadrados, com uma população estimada em 312 mil habitantes.
O município está dividido em quatro comunas, incluindo a sede. Andulo faz fronteira a norte com a província de Malange, a sul com o município do Kunhinga, a oeste com Kwanza-Sul e Malange e a este com o município de Nharea. Possui um aeroporto terraplenado, com 3.200 metros de comprimento.

Tempo

Multimédia