Províncias

Rádios comunitárias em mais regiões do Bengo

Pedro Bica | Caxito

As regiões do Ambriz, Dembos e Cabo Ledo vão brevemente contar com a construção de rádios comunitárias, tendo em atenção os níveis de desenvolvimento e de crescimento das mesmas.

Novas instalações da emissora provincial foram inauguradas ontem
Fotografia: Edmundo Eucílio | Bengo

As regiões do Ambriz, Dembos e Cabo Ledo vão brevemente contar com a construção de rádios comunitárias, tendo em atenção os níveis de desenvolvimento e de crescimento das mesmas.
A informação foi avançada ontem, em Caxito, pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Rádio Nacional de Angola, Pedro Cabral, no acto que marcou a inauguração das novas instalações da Rádio Bengo.
O responsável salientou que o grande objectivo da criação de rádios comunitárias visa fundamentalmente dar cumprimento às orientações do Executivo, que é garantir o acesso à informação a toda a população. Pedro Cabral revelou que a emissora provincial está devidamente restaurada, apetrechada e modernizada tecnicamente, permitindo uma maior qualidade no serviço prestado às populações.
O PCA adiantou que acções de formação a todos os níveis vão acontecer em todo o país, no sentido de conferir maior rentabilidade dos quadros e dos equipamentos modernos. Segundo ele, a instituição que dirige está a fazer estudos para melhorar a qualidade do seu sinal, optando pela instalação de equipamentos de amplitude modulada para as áreas de maior extensão territorial.
A emissora provincial do Bengo foi criada a partir de um programa que, na altura, se designava “Bengo presente”. Em 1981, a rádio passa a posto fixo, depois de, em 1980, ter sido criada a província com o mesmo nome.
Só em 1998 passa à categoria de emissora provincial, num período bastante difícil devido ao conflito armado que assolava o país.
As obras das novas instalações da emissora provincial do Bengo, o seu apetrechamento e a modernização tecnológica foram financiados pelo governo local, Ministério da Comunicação Social e grupo Rádio Nacional de Angola.
O Bengo possui uma população estimada em 500 mil habitantes, oito municípios e 32 comunas. A radiodifusão nacional de Angola cobre este território em 95 por cento.

Tempo

Multimédia