Províncias

Ruas de Quibaxe com novo asfalto

Pedro Bica

As ruas da vila de Quibaxe, município dos Dembos, na província do Bengo, vão ser asfaltadas a qualquer momento, disse o administrador municipal, à margem da terceira reunião ordinária do Governo Provincial.

Fotografia: DR

Segundo Mateus Domingos Manuel, a empresa contrata-da está já a concluir os estudos topográficos.
Mateus Domingos Manuel indicou  que estão no município técnicos ligados ao sector da Energia e Águas, cuja missão é trabalhar no melhoramento do sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável e de fornecimento de energia eléctrica.
“Recebemos orientações precisas para a recuperação dos grupos geradores avariados”, disse o administrador, para acrescentar que está prevista a expansão da rede eléctrica e de água a nível da sede municipal, comunas e aldeias. O município dos Dembos, conhecido pela sua actividade agrícola, sobretudo na produção de café, clama por mais quadros e infra-estruturas sociais básicas, situação que preocupa as autoridades lo-cais, que apontam também a falta de unidades sanitárias, escolares e infra-estruturas de apoio aos serviços administrativos, bem como carência de médicos, enfermeiros, professores e pessoal administrativo para as quatro comunas da região.
Apesar do surgimento de novos empreendimentos, o município dos Dembos ainda tem de inverter o aspecto desolador das infra-estruturas sociais, algumas em escombros, à espera de reabilitação urgente. A vila de Quibaxe possui duas bombas de combustível privadas, que minimizam as necessidades da população e dos automobilistas que utilizam os troços Caxito-Dembos e Luanda-Uíge.

Tempo

Multimédia