Províncias

Saúde e Educação com muitos ganhos

Alfredo Ferreira | Dande

O município do Dande, na província do Bengo, teve muitos ganhos no ano passado, nos sectores da Saúde e Educação, com a reabilitação de seis escolas, dez postos de saúde e a construção de um centro médico.

Estão em curso várias acções sociais para melhorar o nível de vida da população
Fotografia: Edmundo Eucílio| Dande

O município do Dande, na província do Bengo, teve muitos ganhos no ano passado, nos sectores da Saúde e Educação, com a reabilitação de seis escolas, dez postos de saúde e a construção de um centro médico. O administrador municipal, Mateus Diogo, disse que as referidas  infra-estruturas foram reabilitadas e construídas nas comunas de Kicabo, Mabubas, Barra do Dande e Úcua. 
A reabilitação das escolas do ensino primário e primeiro ciclo permitiu matricular 27.254 alunos, dos quais 22.535 terminaram o ano lectivo. As aulas foram ministradas por 1.495 professores.
Relativamente ao sector da Saúde, o administrador disse que a construção e reabilitação do centro médico e postos de saúde permitiram melhorar a assistência aos munícipes, sobretudo nas áreas mais isoladas.

Caxito mais iluminado

Quanto ao sector da Energia e Águas, o administrador municipal explicou que estão a ser colocados postos de iluminação nas ruas do Caxito. Para garantir iluminação pública e domiciliar, está-se a fazer a ligação da rede de baixa e média tensão. No sector das Águas,­ ­Mateus Diogo deu a conhecer que o Concelho de Ministros aprovou um projecto que vai possibilitar a construção do novo sistema de capacitação, tratamento e distribuição, na cidade do Caxito.
Mateus Diogo disse que a canalização começa nas Mabubas e vai para os bairros da cidade do Caxito.
O administrador anunciou ainda a inauguração, no decorrer do primeiro trimestre de 2012, dos sistemas de águas de Kicabo e Barra do Dande, cujas obras estão em fase de conclusão.
Foi remetido ao Executivo o projecto de requalificação da cidade do Caxito, que vai contar com um sistema de drenagem das águas pluviais e domésticas, construção de ruas, passeios e lancis, sistemas de reciclagem de lixo e outros serviços. O administrador anunciou ainda que este ano vai ser de alegria para muitos munícipes, porque constam no programa do governo da província do Bengo investimentos públicos, como a conclusão do estádio municipal de futebol do Dande e a recuperação de todas as infra-estruturas desportivas da cidade de Caxito.
A juventude vai contar ainda com um campo polivalente, que está a ser construído no Caxito, cuja inauguração está prevista para o princípio de Janeiro.
Mateus Diogo disse também que o salão nobre do Governo Provincial vai servir para actividades de âmbito cultural, no sentido de ocupar os tempos livres dos jovens, com teatro, cinema e dança.

Tempo

Multimédia