Províncias

Sector da Energia e Águas estão entre as prioridades

O melhoramento do abastecimento de energia e água e a recuperação das vias terciárias do município do Pango Aluquém, província do Bengo, vão merecer especial atenção da administração municipal, garantiu o novo administrador da região.

Água vai deixar de ser um problema
Fotografia: Maria João |

Francisco Sebastião Adão fez a promessa no final de um périplo a várias localidades do município do Pango Aluquém, onde auscultou os habitantes para se inteirar das suas dificuldades.
O responsável destacou que a administração vai fazer tudo para minimizar as necessidades dos munícipes e disse que está em curso a construção de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água na comuna do Cazuangongo, que vai abastecer perto de três mil habitantes.
O administrador reconheceu que os problemas são conjunturais em todas as localidades do município do Pango Aluquém, onde constatou a existência de bairros distantes uns dos outros, o que dificulta a extensão de projectos de impacto social a estas áreas.
Durante o périplo realizado em todas áreas do município do Pango Aluquém referiu que constatou que, além dos problemas de água e energia, a problemática do saneamento básico constitui uma das preocupações que a administração municipal local vai igualmente prestar atenção. Particularizando o caso da localidade do Gombe-ya-Mukiama, Francisco Sebastião Adão referiu que os habitantes da região clamam por ambulância no centro de saúde, um laboratório e residências dignas.
Para 2014, Francisco Adão deu a conhecer que o programa de combate à pobreza está a priorizar, entre outras acções, a reabilitação e construção de mais postos de saúde, escolas e a melhoria da distribuição de energia eléctrica.
O administrador mostrou-se satisfeito com a reabilitação da via de acesso entre a sede do Pango Aluquém e a comuna do Cazuangongo, numa extensão de 23 quilómetros, que está a receber o tapete asfáltico e vai ligar a região à província vizinha do Cuanza Norte.

Tempo

Multimédia