Províncias

Serviços da Angola Telecom chegaram à comuna do Úcua

Alfredo Ferreira| Úcua

Um sistema de serviços da Angola Telecom, com capacidade de 80 linhas, entrou quinta-feira  em funcionamento, na comuna do Úcua, município do Dande.

Sistema foi inaugurado pelo director provincial dos Transportes e Telecomunicações
Fotografia: Edmundo Eucílio|Úcua

O sistema, inaugurado pelo director provincial dos Transportes e Telecomunicações do Bengo, Castelo Branco, dispõe de 32 linhas de serviços de dados e 48 de voz.
O responsável explicou que o serviço de ADSL para internet e voz facilita as populações da comuna e, sobretudo, os estudantes. Esta nova tecnologia de comunicação foi na única escola do segundo ciclo existente no Úcua.
Castelo Branco salientou que a Angola Telecom prevê ainda estender estes serviços aos municípios de Pango Aluquém, Bula Atumba e Nambuangongo, para evitar que os professores e alunos deixem de se deslocar à cidade de Caxito para terem acesso à Internet. O director provincial da Angola Telecom no Bengo, Cândido Neto, disse que o objectivo da empresa de telefonia é fazer esforços para levar os serviços de telecomunicações às zonas mais recônditas da província.
Cândido Neto informou que a comuna do Úcua, numa primeira fase, é contemplada com serviços de voz tradicional e de Internet, mas garantiu que outros produtos vão ser oferecidos, com base na solicitação dos habitantes.
O director provincial da Angola Telecom deu a conhecer que os serviços ADSL estão já instalados em todos municípios da província do Bengo, enquanto que o sistema SDMA existe apenas em Caxito, Ambriz e Panguila.
O administrador comunal do Úcua, Afonso Canga, salientou que os serviços postos à disposição da população servem para melhorar as condições de vida e permitem o desenvolvimento da comunidade do Úcua e arredores.

Tempo

Multimédia