Províncias

Técnicos de saúde em acção formativa na cidade de Caxito

Maiomona Artur | Caxito

Um grupo de 46 técnicos de saúde do Hospital Provincial do Bengo deram início ontem, na cidade de Caxito, a uma acção formativa sobre “Cuidados intensivos com a criança”, para darem melhores respostas aos casos que chegam às unidades clínicas da região.

Fotografia: JAImagens | Edições Novembro

Durante seis dias, os técnicos de saúde da província  aperfeiçoam conhecimentos que visam a melhoria da qualidade de atendimento aos pacientes, principalmente para as crianças.
O coordenador para a Infância da Direcção Nacional de Saúde Pública, João Cunha, explicou que a formação vai cingir-se nas principais enfermidades que afectam as crianças, sobretudo nesta época de cacimbo, com destaque para a malária, doenças respiratórias agudas, má nutrição, sarampo e doenças do foro otorrino.
João Cunha disse que a formação é muito valiosa para os técnicos do sctor, uma vez que permite aos técnicos terem domínio e cuidados   com as patologias que mais afligem as crianças.
Sobre a situação da saúde da criança no país, o coordenador nacional referiu que há melhorias significativas, em consequência dos investimentos que estão a ser feitos pelo Ministério da Saúde, bem como pela distribuição de medicamentos para o combate de tais doenças.
Durante a formação, os participantes  abordam temas relacionados com a forma de avaliação e classificação da criança doente de dois meses e cinco anos, de uma semana, e de dois meses.

Tempo

Multimédia