Províncias

Técnicos melhoram os conhecimentos

Edson Fontes | Caxito

Um grupo de 30 especialistas e operadores das Empresas de Tratamento de Água (ETA) das localidades da Açucareia, Barra do Dande, Quicabo e Vale do Paraíso frequentam desde quarta-feira até 4 de Abril uma acção de formação.

Está em curso um projecto que tem o objectivo de melhorar o abastecimento de água potável
Fotografia: Nilo Mateus

A iniciativa destina-se a melhorar os conhecimentos dos formandos em matérias sobre o funcionamento e manutenção das ETA, controlo e análise da água.
O administrador municipal do Dande disse, na abertura da formação, que para a melhoria no fornecimento de água tem de haver mais rigor na formação dos técnicos, além de investimentos e racionalização de recursos disponíveis.
Mateus Domingos, que salientou a importância de haver maior controlo na elaboração de programas e projectos das comunidades,   referiu que o município, potencialmente rico em recursos hídricos, tem uma reserva de água capaz de responder às necessidades da população.
O administrador lembrou que estão a ser instalados sistemas de abastecimento de água em Porto Quipiri, arredores de Caxito, Boa Esperança, Terra Nova e Calengue, na Barra do Dande, e que em breve começa a ser feito o mesmo em Ibendua. Recordou que o município foi contemplado com programas destinados a melhorar o abastecimento de água, que incluem a abertura de furos nos bairros.

Tempo

Multimédia