Províncias

Úcua com água e postos de saúde

Pedro Bica | Úcua

A comuna do Úcua, Dande tem três novas lavandarias comunitárias, chafarizes e postos de saúde devidamente equipados e apetrechados. Estes equipamentos vão facilitar a vida das populações.

A comuna do Úcua, Dande tem três novas lavandarias comunitárias, chafarizes e postos de saúde devidamente equipados e apetrechados. Estes equipamentos vão facilitar a vida das populações.
Os equipamentos que agora estão ao serviço das comunidades foram construídos no âmbito do programa de combate à pobreza, do Executivo, cujo objectivo é levar os serviços sociais básicos às regiões mais recônditas. O administrador municipal do Dande, Mateus Domingos Diogo, revelou que a inauguração de infra-estruturas sociais básicas visa responder às preocupações das populações. As lavandarias comunitárias e os chafarizes, nas localidades de Catuta e Vida e Sacrifício, são abastecidos com água captada em furos subterrâneos, com 20 metros de profundidade.
O posto de saúde inaugurado na aldeia Vida e Sacrifício tem uma sala de tratamento, laboratório de análises clínicas, pré-natal, medicina, pediatria, farmácia, programa de vacinação, uma sala observação com três camas e a zona administrativa. No bairro de Catuta, os munícipes dispõem de um posto médico reabilitado e ampliado com áreas de observação, vacinação pediatria, jango de espera para os pacientes e uma residência para os enfermeiros.
O administrador do Dande, Mateus Diogo fez entrega de uma ambulância o que vai permitir a transferência de pacientes para o Hospital Geral do Caxito.
O município do Dande é constituído pelas comunas da Barra do Dande, Mabubas, Quicabo e Úcua. É limitado a Norte pelos municípios do Ambriz e Nambuangongo, a Este pelos municípios dos Dembos e de Pango Aluquém, a sul por Icolo e Bengo e a Oeste pelo Cacuaco e Oceano Atlântico.

Tempo

Multimédia