Províncias

Unidade sanitária do Dande abriu serviço de pediatria

Edson Fontes | Caxito

Os serviços de atendimento sanitário à criança a nível do município do Dande estão mais reforçados desde quinta-feira, com a inauguração de uma sala de pediatria no Centro Médico "Abel dos Santos", que tem capacidade para 15 camas.

A criação da sala de pediatria surge da necessidade de se dar resposta à grande procura
Fotografia: Edmundo Eucílio | Pango Aluquém

A criação da sala de pediatria no Centro, afecto à Delegação do Ministério do Interior, surge da necessidade de se dar resposta à grande procura, nos últimos tempos, por munícipes. O director-geral do Centro de Saúde, António José, informou que a abertura da sala de pediatria vai ajudar a descongestionar o Hospital Provincial do Bengo e o Municipal do Dande.
Muitos pacientes eram encaminhados à pediatria do Hospital Provincial do Bengo. Por isso, a Direcção do Hospital Municipal do Dande, em cooperação com a Delegação Provincial do Ministério do Interior, realizou as obras de ampliação. A municipalidade passa a dispor de 35 camas para prestar assistência às crianças daquela parcela do Bengo. O serviço pediátrico, ora inaugurado, conta ainda com um consultório médico, sala de tratamento e uma de espera.
Além do serviço de pediatria, o Centro "Abel dos Santos" dispõe ainda de um banco de urgência, salas de internamento com 20 camas, laboratório, raio X, farmácia, estomatologia, pré-natal, PAV e área de atendimento para VIH/Sida. A Delegação Provincial do Ministério do Interior pretende construir mais duas enfermarias VIP, com capacidade de seis camas para internamento e uma sala de atendimento .

Tempo

Multimédia