Províncias

Vacinados mais de mil animais de estimação

Um total de 1.600 animais de estimação, entre cães, gatos e macacos, foram vacinados em 2016, pelos serviços veterinários da província do Bengo, no âmbito da campanha de vacinação de massa e de rotina, informou ontem, em Caxito, a chefe de departamento dos serviços veterinários.

Disponíveis milhares de doses de vacinas contra a raiva durante a campanha na província
Fotografia: Santos Pedro|Edições Novembro

Ana Maria Fita disse que a campanha realizada em 2016 abrangeu apenas o município do Dande, nas localidades de Musseque Capungo, Sassa Povoação, Panguila e bairros periféricos de Caxito.
Em 2015, foram vacinados 3.157 animais de estimação durante a campanhas de vacinação realizadas nos municípios do Dande, Nambuangongo, Dembos, Pango Aluquém, Ambriz e Bula Atumba.
Ana Maria Fita esclareceu que em 2016, a instituição registou 10 mordeduras de cães, sem registo de morte e disse que o sector prevê vacinar, na primeira quinzena de Fevereiro deste ano, mais de cinco mil animais de estimação em todos municípios da província do Bengo. Ana Maria Fita assegurou que o seu pelouro está a trabalhar com a Direcção Provincial de Saúde e as administrações municipais na criação de condições para a realização da campanha.
 Por isso, a responsável apelou aos proprietários de animais de estimação a levá-los aos postos de vacinação que serão criados nas administrações municipais e noutros pontos de maior concentração populacional.
 A chefe de departamento dos serviços veterinários informou que a instituição necessita de pelo menos de 18 novos técnicos para assegurar as actividades dos serviços veterinários nos municípios.

Tempo

Multimédia