Províncias

Via de acesso ao centro pesqueiro beneficia de obras ainda este mês

A via de acesso ao centro pesqueiro da localidade do Yembe, município do Ambriz, na província do Bengo, num total de 12 quilómetros, é reabilitada em breve, com o objectivo de facilitar o processo de transporte e comércio do peixe.

A foto documenta o acto de consignação da empreitada
Fotografia: Edmundo Eucílio | Edições Novembro | caxito

A empreitada, que está para arrancar no final deste mês, está enquadrada no programa de apoio ao sector das Pescas, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), num valor de um milhão, novecentos e noventa e oito mil, cento e cinquenta e seis dólares norte-americanos e noventa e oito cêntimos (USD 1.998.156,98).
A obra está a cargo da empresa Imovias-Urbanismo e Construção e terá a duração de seis meses, com a fiscalização da empresa Ambigest.
O coordenador de apoio aos projectos do Ministério das Pescas, Miguel Cabral, disse, após o acto de consignação da empreitada, entre o Governo do Bengo e o Ministério das Pescas, que o projecto de reabilitação da via vai, também, beneficiar a população da localidade, que dista cerca de três quilómetros do centro pesqueiro do Yembe.
Quanto ao término e inauguração do centro pesqueiro da localidade do Yembe, Miguel Cabral explicou que está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano, justificando alguns atrasos à chegada tardia dos aparelhos de frio.
“O navio que transporta os materiais de frio atraca no próximo dia 25 e os geradores de energia eléctrica já começaram a ser montados”, garantiu Miguel Cabral.
Assistiram o acto de consignação da empreitada o administrador do Ambriz, José Muginga, o director provincial do Gabinete das Obras Públicas, Edgar Hilário, que assinou em nome do Governo do Bengo, membros do Ministério das Pesca e autoridades tradicionais.

Tempo

Multimédia