Províncias

ADPP ensina a conservar bombas de água no campo

António Gonçalves | Benguela

Várias actividades que visam melhorar o manuseamento e a manutenção de bombas de água nas comunidades rurais e a preservação do ambiente foram realizadas pela organização não-governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), de 27 a 31 de Março, nos municípios da Ganda, Cubal e Chongorói, na província de Benguela.

Durante a semana de estratégias de sustentabilidade, inserida nos programas de educação, saúde e cidadania da ADPP, foram também realizadas acções de saneamento básica em escolas e em comunidades rurais da província de Benguela, com a participação das administrações locais, autoridades tradicionais e líderes religiosos.
O projecto de saneamento básico em escolas e em comunidade rurais, iniciado em Outubro de 2012, conta com financiamento do governo dos Estados Unidos daAmérica, em sintonia com o programa “Água para Todos” do governo angolano.
A ADPP trabalha com as administrações do Cubal, Chongorói e Ganda em projectos que visam a redução do risco de infecções, aumento do acesso e utilização de latrinas, abastecimento de água e saneamento básico. Por outro lado, mulheres envolvidas em actividades governamentais, académicas, profissionais, empresariais e em organizações não-governamentais estiveram reunidas em Benguela, para analisarem a sua participação em actividades que visam o desenvolvimento social e económico da região.
O encontro, promovido pelo comité provincial do MPLA, visou a troca de impressões e o delineamento da participação das mulheres na preparação do programa de desenvolvimento de médio prazo (2017-2022). Discutir e transmitir assuntos ligados à participação das mulheres em programas de planeamento que visam absorver um maior número de senhoras na produção foi também um dos objectivos do encontro.
O encontro foi orientado pelo engenheiro Isaac dos Anjos, na qualidade de primeiro secretário provincial do MPLA, que destacou o contributo que as mulheres líderes podem oferecer ao planeamento das futuras urbanizações e ao desenvolvimento das comunidades. Durante o seu discurso, Isaac dos Anjos citou o exemplo de liderança de mulheres no município do Chongorói, onde actualmente a Administração Municipal é chefiada por uma mulher, que tem como colaboradoras outras mulheres a dirigirem comunas.

Tempo

Multimédia