Províncias

ADRA organiza no Cubal encontro das comunidades

António Gonçalves | Benguela

O 18.º Encontro Provincial das Comunidades, organizado pela ONG Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), tem lugar no próximo dia 25 no município do Cubal, província de Benguela.

Encontro aborda experiências no domínio do desenvolvimento sustentável nos municípios
Fotografia: Paulo Mulaza

Os participantes vão partilhar experiências no domínio do desenvolvimento sustentável nos diferentes municípios, bem como abordar a questão do acesso à terra nas comunidades rurais e a garantia dos direitos fundiários estabelecidos pela Lei de Terras e pela Constituição.
O encontro também analisa as políticas públicas de apoio ao desenvolvimento rural, com a intervenção de representantes de associações e cooperativas agro-pecuárias, instituições públicas, deputados do círculo provincial, instituições bancárias e organizações da sociedade civil. Uma nota de imprensa a que o Jornal de Angola teve acesso refere que o diálogo entre as organizações comunitárias e o papel das caixas comunitárias de desenvolvimento da economia local são outros assuntos da agenda do 18.º Encontro Provincial das Comunidades.
O exemplo da cooperativa Esivayo do Dombe Grande vai dominar o debate sobre o papel das caixas comunitárias. Está também prevista a apresentação de experiências realizadas no Cubal, Caviva Sul, Ganda, Ndende e Baía Farta.
A importância do programa da merenda escolar nas comunidades e o desenvolvimento da economia local vai dominar os debates relativos à política de apoio à agricultura e a outras actividades nas áreas rurais.

Tempo

Multimédia