Províncias

Aposta na formação garante o progresso

O docente universitário Ernesto Inocêncio exortou ,na cidade de Benguela, os jovens a apostarem mais na sua formação académica para garantirem um futuro próspero e ajudarem o processo de desenvolvimento do país.

Ernesto Inocêncio fez esta declaração numa palestra subordinada ao tema “A formação académica e profissional e os anseios da juventude”, promovido pelo secretariado municipal da JMPLA, no âmbito do 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, tendo afirmado que existem ainda alunos a fazerem das escolas espaços de divertimento e de exibicionismo.
A escola, disse, é um lugar de conhecimento e educação, por isso os estudantes devem ter comportamentos mais responsáveis. A construção de escolas, reforçou, custa muito dinheiro, daí que os alunos devem empenhar-se nos estudos e conservar melhor o empre­endimento para rentabilizarem o investimento. />“Em vez de ficarem atentos às explicações do professor, muitos estudantes ficam distraídos com brincadeiras, uso de telefones e redes sociais, práticas que prejudicam o processo de assimilação dos alunos e atrapalham a aula”, afirmou.
A esse mau comportamento, reforçou, junta-se a problemática das cábulas, um hábito recorrente dos alunos, mas que não os dignifica. “Existem bons estudantes responsáveis e aplicados nas aulas, que devem servir de exemplo”, reconheceu.
A palestra teve a presença de estudantes do Instituto Médio Industrial de Benguela e Escola de Formação de Professores.

Tempo

Multimédia