Províncias

Aumentam casos da doença no município

O número de casos de tuberculose atendidos diariamente no Hospital Municipal do Chongoroi, a sul da cidade de Benguela, está a preocupar as autoridades sanitárias da circunscrição.

O director do estabelecimento, Joaquim Cipriano, disse que a unidade atende diariamente dez pacientes, o dobro das pessoas em relação ao ano passado, e lembrou que na origem do aumento de casos está a má nutrição e o consumo excessivo de álcool. A maior parte dos doentes atendidos são provenientes da comuna das Cacimbas, município da Bibala (Namibe), Quilengues, Caconda e Caluquembe na província da Huíla, além das áreas limítrofes dos municípios de Cubal, Ganda e Caimbambo, entre outros pontos do  país.
O sector da Saúde na localidade necessita de um novo hospital com mais capacidade para atender a procura e mais dez técnicos de saúde.Para combater o índice, a área da saúde pública tem levado a cabo campanhas de sensibilização, para que os doentes adiram ao tratamento. Neste momento, a unidade de tratamento do hospital tem capacidade para 25 camas e trabalha com dez técnicos de enfermagem.
Estão internados 20 doentes na unidade hospitalar, que acompanha 45 outros em regime ambulatório. “Em Maio, tínhamos em tratamento ambulatório 25 pessoas, hoje temos 45, situação que nos preocupa”, frisou o director.

Tempo

Multimédia