Províncias

Autoridades do município do Lobito traçam planos de combate à pobreza

Jesus Silva | Lobito

O Conselho de Auscultação e Concertação Social do Lobito reuniu-se, na quarta-feira, para analisar e traçar estratégias para o desenvolvimento rural, sobre cuidados primários de saúde e de combate à fome e à pobreza.

Administrador Amaro Ricardo visita uma unidade hospitalar do município do Lobito após o encontro de auscultação
Fotografia: Jesus Silva

O Conselho de Auscultação e Concertação Social do Lobito reuniu-se, na quarta-feira, para analisar e traçar estratégias para o desenvolvimento rural, sobre cuidados primários de saúde e de combate à fome e à pobreza.  
No encontro, presidido pelo administrador municipal, Amaro Ricardo, foram recolhidas propostas sobre o Programa de Investimentos Públicos para 2012, que prevê a construção de dez casas nas comunas de Canjala, Egipto-Praia e Culango.
Os participantes na reunião analisaram a questão da reabilitação da vala de irrigação e iluminação da unidade de sinistralidade do Culango, da conclusão da casa do administrador e do asfaltamento da estrada entre o PDIC e a Universidade Buila.
Amaro Ricardo anunciou que, face a limitações financeiras, algumas acções previstas não vão ser desenvolvidas, mas que, apesar disso, estão em curso as obras de reabilitação de 12 esporões, da expansão da Restinga e da vala entre a Canata e a sede do Atlético
O bairro da Luz, no Lobito, refere o programa do governo da provincial, é o primeiro a beneficiar de obras de restauro, com a colocação de passeios e lancis, asfaltamento de estradas principais e secundárias e instalação de iluminação pública.
A zona comercial (28), foi decidido, passa a estar sob responsabilidade da sociedade civil, tendo em conta o número de empresas públicas e privadas e instituições bancárias existentes na área.

Sector da saúde

Com a atribuição de verbas ao sector da saúde aos municípios, as acções neste domínio passaram a ser coordenadas pela administração municipal e pela repartição da Saúde local, que vão promover campanhas de vacinação de rotina, de erradicação, prevenção e controlo de epidemias e fumigação dos focos de mosquitos e larvas.
Amaro Ricardo recordou que estão a ser feitos investimentos na maternidade, pediatria, postos e centros de saúde.

Educação

Os participantes no encontro salientaram a necessidade de haver maior articulação entre os dados estatísticos do município e das comunas que, lamentaram, nem sempre são exactos, o que suscita dúvidas na altura de planificar e recrutar professores.
A falta de escolas é outro problema do município. Para colmatar o défice está em estudo a construção de estabelecimentos de ensino, com quatro salas, na zona alta, e com oito, no bairro da Santa Cruz.

Campanha agrícola

No âmbito da campanha agrícola em curso em todo o país, foi criado o comité de pilotagem coordenado pela administração municipal, encarregado de encetar contactos junto dos bancos que vão conceder créditos aos camponeses.
Além disso, foi importado gado leiteiro, tendo em vista o programa de merenda escolar, que vai ser desenvolvido nos estabelecimentos do primeiro nível do ensino geral e adquiridos tractores e outros inputs agrícolas para os camponeses do perímetro da Cabaia, transferidos para a zona do Colango
No âmbito do projecto de construção de um milhão de fogos habitacionais em todo o país, no Lobito serão erguidas 70 mil casas.

Tempo

Multimédia