Províncias

Cabeças de gado Foram vacinadas

Mais de 600 cabeças de gado bovino já foram vacinadas pelos Serviços de Veterinária e Pecuária no município do Balombo, a nordeste da cidade de Benguela, nos primeiros sete dias da campanha de vacinação contra a peripneumonia contagiosa bovina, carbúnculo hemático e dermatite, em curso na região.

Fotografia: JAIMAGEM

O chefe dos Serviços de Veterinária e Pecuária no município, Alcides Daniel Martinho, considerou positivos os resultados obtidos nestes primeiros sete dias da campanha, assegurada por quatro técnicos veterinários provenientes da sede da província.
Durante dois meses, vão ser imunizados pelo menos 8.500 animais, ao mesmo tempo que outros dois técnicos de laboratório, que acompanham a campanha, estão a fazer a prospecção de possíveis patologias animais na região, para o seu posterior tratamento e erradicação.
Alcides Daniel Martinho assegurou que a campanha de vacinação de gado no Balombo está a ser seguida em simultâneo com a vacinação dos animais de estimação, como cães, gatos e macacos, entre os quais foram vacinados 34, nos sete dias.
Para a presente campanha, a instituição recebeu dos serviços de Veterinária de Benguela cinco mil doses de peripneumonia contagiosa bovina, três mil de carbúnculo hemático e igual número de dermatite nodular.
O surto de dermatose (infecção da pele) que o município registou há dois meses, apesar de não ter sido erradicada por completo, reduziu drasticamente na região, fruto da intervenção do departamento provincial dos Serviços de Veterinária e Pecuária.

Tempo

Multimédia