Províncias

Centenas de enfermeiros reforçam sector da saúde

Jesus Silva | Lobito

A Escola de Formação Técnica Profissional de Saúde (EFTPS), no Lobito, província de Benguela, formou 137 novos enfermeiros.

A Escola de Formação Técnica Profissional de Saúde (EFTPS), no Lobito, província de Benguela, formou 137 novos enfermeiros.
Os quadros fazem parte do primeiro grupo do curso de enfermagem hospitalar que, durante quatro anos e seis meses, receberam conhecimentos de técnica de enfermagem, obstetrícia e ginecologia, enfermagem pediátrica, cirúrgica, farmacologia, administração e gestão hospitalar, elaboração e projecto, bloco operatório, assistência materna e infantil, enfermagem em urgência, microbiologia e parasitologia. Abreu Campos Filipa, um dos finalistas, disse que recém-formados estão conscientes da responsabilidade e da complexidade que a carreira técnica de enfermagem acarreta e que o desafio quotidiano dos finalistas é fazer o seu trabalho com prazer e dedicação.
Enalteceu ainda os esforços do governo de Benguela na criação de condições para a entrada em funcionamento da EFTPS, que está a contribuir significativamente para a formação de quadros da província, ligados ao sector da saúde.
“Vamos prestar cuidados ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade, e desenvolver de forma autónoma actividades de promoção e recuperação de saúde”, salientou.

Tempo

Multimédia