Províncias

Centro oftalmológico com novo estatuto

Maximiano Filipe | Benguela

O Centro Oftalmológico de Benguela, dada a sua dimensão nacional e internacional e pelas condições de serviço que dispõe, vai passar a ter o estatuto de hospital de especialidade,anunciou terça-feira o director provincial de Saúde de Benguela.

Serviço prestado à população é cada vez melhor o que eleva o estatuto do centro
Fotografia: Dombele Bernardo

Bernabé Lemos avançou que a atribuição do novo estatuto ao hospital faz parte de um pacote de acções traçadas este ano para a província de Benguela, que visamrevitalizar o sector da Saúde, com o aumento de bens e serviços de qualidade. Além disso, referiu que outra das grandes apostas do sector tem a ver com o alargamento de infra-estruturas sanitárias à nível dos municípios do in­te­rior­,­ por meio da construção de maternidades, ortopedias e pediatrias.
O director provincial de Saúdede Benguela disse que, numa primeira fase, foram efectuados estudos de viabilidade para estas acções começarem a desenvolvidas no município do Lobito. Neste município, adiantou o responsável, vai ser instaladauma nova Maternidade e uma Pediatria com capacidadepara atenderem grande parte das necessidades locais.
Bernabé Lemos disse que este programa de acções é reforçado com equipas de emergência médica em todos os municípios, para responderemao fenómeno do sida e prestarem serviços qualificados de monitorização e avaliação dos planos de saúde em curso. Serviços adicionais de cirurgias de urgência, traumatologia ocular, córnea e baixa visão, são outras das grandes acçõesa executarem 2015, em paralelo com o novo depósito de medicamentos já em construção.
O director provincial de Saúde de Benguela anunciou, igualmente, a construção de um Laboratório de Análises Clínicas, de uma Enfermaria Escola, de um Centro de Hemodiálise e de umCentro de Reabilitação Física, Consultas Externas e Cuidados Intensivos.

Tempo

Multimédia