Províncias

Combate à exclusão entre as prioridades

O combate à exclusão escolar e o aumento das competências dos professores são  as  prioridades do sector da Educação, disse, ontem, em Benguela, o novo director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia de Benguela.

Samuel Maleze Quinda explicou existirem muitos desafios para o sector da Educação, uma vez que a questão do acesso escolar ainda se coloca, por existirem centenas de crianças fora do sistema normal de ensino e outras a merecem ser mais bem acolhidas nas escolas.
A educação consta das prioridades do Governo provincial e está enquadrada no Plano Nacional de Desenvolvimento, salientou o novo director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia de Benguela, que acrescentou que vão ser aprimoradas as competências técnico-pedagógicas, uma das principais apostas do processo de ensino e de aprendizagem, para se poder contar com técnicos que respondam aos desafios do presente e do futuro.
Sobre os “professores fantasmas”, o novo director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia de Benguela referiu que a província eliminou este problema, embora existam ainda  agentes que se furtam ao cumprimento integral dos horários.
Samuel Maleze exortou as autoridades civis e todas as forças vivas da sociedade a contribuírem para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem e pediu para  todos serem fiscais dos funcionários do sector.

Tempo

Multimédia