Províncias

Comité sindical para domésticos

Maximiano Filipe | Benguela

Um comité sindical que visa regulamentar e defender os interesses dos funcionários domésticos vai ser criado em Benguela, garantiu o presidente da União dos Sindicatos dos Trabalhadores  (UNTA-CS), José Joaquim Laurindo, durante a cerimónia de abertura da jornada “Março Mulher”.

De acordo com o sindicalista, “este é um dos grandes desafios da organização, que no quadro da jornada comemorativa do mês da mulher e em saudação aos 40 anos de Independência Nacional, vai poder realizar”.
Sem apontar datas, o dirigente sindical sublinhou que é uma acção que vai contar com o contributo dos vários líderes sindicais, sobretudo na mobilização e sensibilização dos filiados, de modo que responda às espectativas.
José Joaquim Laurindo elogiou as mulheres pelo seu contributo nas diversas tarefas que visam garantir o desenvolvimento global da nação angolana, na sua dimensão política, social, económica e cultural, desde a conquista da Independência Nacional.
A jornada sindical alusiva ao mês da mulher reserva várias actividades sociais e culturais, além das  palestras “O Direito da Mulher” e “Género e Liderança”. Fazem também parte do programa de actividades uma vista à Penitenciária de Benguela, para auscultar casos de prisão preventiva e as condições de habitabilidade e de reeducação.
A cerimónia de abertura foi presenciada por vários responsáveis de organizações sindicais a nível dos municípios, directores de escolas e funcionários administrativos.

Tempo

Multimédia