Províncias

Comuna do Egipto Praia já tem energia eléctrica

Jesus Silva|Lobito

Pela primeira vez, a população da sede administrativa da comuna do Egipto Praia, no município do Lobito, beneficia de energia eléctrica, com a instalação de um gerador de 40 KVA.

Conservação de produtos alimentares perecíveis fica assegurada
Fotografia: Jesus Silva | Edições Novembro | Lobito


Inaugurado pelo vice-governador provincial de Benguela para a área Técnica e Infra-estruturas, Victor Moita, o sistema contempla a iluminação pública e energia domiciliária, bem como cinco escolas da iniciação, do ensino primário e do primeiro ciclo do ensino secundário.
A localidade, que dispõe já de água potável, passou igualmente a contar com um centro de saúde a nível da sede administrativa, um posto de registo civil. Este  serviço já emite cédulas e assentos de nascimento, estando programado a emissão do Bilhete de Identidade, nos próximos dias.
Neste momento, professores e enfermeiros oriundos de outras partes da província de Benguela ou do país também contam com residências.
Victor Moita avançou  que o Governo está a construir uma via rodoviária, que vai fazer a ligação com a Estrada  Nacional 100, para permitir uma maior circulação de pessoas e bens naquela comuna, com grandes potencialidades turísticas. O administrador comunal de Egipto Praia, José Francisco Faria, disse que a execução dos  programas marca o relançamento do progresso a nível desta parcela de Benguela.
No que diz respeito ao sector da Agricultura, José Francisco Faria sublinhou que a região conta com sete cooperativas que, desde 2015, têm tido um bom desempenho, produzindo para o consumo local e comercialização noutras zonas.
O Egipto Praia, que dista 91 quilómetros da cidade do Lobito, tem 12.034 habitantes que se dedicam maioritariamente à actividade piscatória, agrícola e pecuária. Dispõe de  enorme potencial de recursos  turísticos,

Tempo

Multimédia