Províncias

Conduta da ponte foi reconstruída

Jesus Silva | Lobito

A ponte sobre o rio Catumbela dispõe agora de uma conduta totalmente reconstruída, para acabar com as perdas de água que se registavam nas ligações. O empreendimento foi inaugurado ontem pelo governador provincial de Benguela, Isaac dos Anjos.

Com a entrada em funcionamento da conduta, os agricultores vão poder irrigar cerca de três mil hectares, melhorar o meio ambiente e aumentar a produção de hortícolas e frutícolas que se pratica em ambas margens do caudal do rio.
A conduta, que beneficiou de trabalhos feitos em cimento e aço, conta actualmente com novos cabos e passadeiras de placas antiderrapantes, em substituição das de madeira que se encontravam totalmente deterioradas.
Isaac dos Anjos salientou que o empreendimento já existia, apenas carecia de acompanhamento regular de manutenção, e daí ter sido aumentada a disponibilidade de transporte de água da margem de esquerda para a direita.
O governador provincial defendeu que se continue com os trabalhos de reabilitação dos canais de drenagem para a cidade do Lobito, um trabalho que vai ser implementado, com vista a conseguir uma melhor produção e reconversão da agricultura.
“Não se produz mais cana, mas pode-se substituir por outros produtos agrícolas”, avançou Isaac dos Anjos, que anunciou que a barragem hidroeléctrica da ex-açucareira 1º de Maio vai ser reabilitada, para fornecer energia às quintas.

Tempo

Multimédia