Províncias

Cooperativas da Babaera receberam meios diversos

Maximiano Filipe | Benguela

Cerca de 300 mulheres organizadas em cooperativas agrícolas, na comuna da Babaera, província de Benguela, receberam no sábado diversos meios de trabalho, no âmbito do fomento da agricultura.

Enxadas, catanas, sementes e duas moageiras, com capacidade para processar mais de 50 sacos de milho por dia, foram doadas pela direcção provincial da Família e Promoção da Mulher.
Além das camponesas, 19 parteiras tradicionais do município da Ganda receberam material médico para a prestação de serviços clínicos.
A directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Maria do Céu Chimbeia, sublinhou que a doação reforça, sobretudo a capacidade de produção das cooperativas de camponesas.
A responsável acrescentou que o referido apoio material visa também permitir que as cooperativas desenvolvam a produção agro-pecuária, no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza.Em relação às parteiras tradicionais, a responsável explicou que o apoio disponibilizado vai permitir que muitas grávidas recebam um tratamento condigna, com segurança e qualidade, durante os serviços de parto.
Maria do Céu Chimbeia sublinhou que a mulher rural continua a prestar o seu contributo ao desenvolvimento do país e à estabilidade da economia, bem como na preservação da paz e da reconciliação nacional.
A directora revelou que a mulher rural continua no centro das atenções do governo provincial, por reconhecer o seu valor fundamental e desenvolvepolíticas tendentes a garantir a estabilidade desta camada da sociedade nos vários domínios da vida social e económica.
Entre as várias acções desenvolvidas nesse âmbito, destaca-se o combate ao analfabetismo, à descriminação social, à violencia doméstica, bem como a protecção das mulheres portadoras sida.

Tempo

Multimédia