Províncias

Defendida maior participação da comunidade

O director provincial de Educação em Benguela defendeu, na quinta-feira, no município da Ganda, maior participação da comunidade no processo de ensino e aprendizagem, para bem dos alunos.

Samuel Malenze, que se deslocou ao município da Ganda, onde avaliou o estado de funcionamento das infra-estruturas do sector, o desempenho dos professores e o processo de matrículas dos alunos, admitiu que as famílias jogam um papel importante na educação/formação das crianças.
Sublinhou que a tarefa de educar as crianças não é apenas exclusiva do sector da Educação, mas é missão da comunidade, principalmente das famílias, que devem participar e interagir com as estruturas do município.
O responsável considerou positivo, o trabalho desenvolvido pela Direcção Municipal da Educação da Ganda, que tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na região.
O director provincial de Educação em Benguela reconheceu, na mesma esteira, alguns constrangimentos como, por exemplo, a dupla efectividade de muitos professores, a carência de docentes e a não incorporação de professores admitidos no concurso público do sector em  2012.

Tempo

Multimédia