Províncias

Dique no Cubal da Hanha desvia água para Cavaco

Os trabalhos de construção do dique de transporte de água do Rio Cubal da Hanha, no município do Cubal, para o Rio Cavaco, em Benguela, ficam concluídos até finais de Dezembro.

Trabalhos ficam concluídos em Dezembro
Fotografia: Jornal de Angola

O encarregado da obra, Pan Desheng, assegurou à Angop que os trabalhos de construção do dique sobre o Rio Cubal da Hanha e do túnel de transferência de água para o Rio Cavaco, iniciados em Setembro, ficam concluídos até finais de Dezembro, num percurso de cinco quilómetros, ao qual se reservam apenas trabalhos de limpeza.
A obra, destinada a apoiar o sector agrário na região, está a ser e­fectuada desde a sua origem, passando pelo vale do Caimbambo ao Cavaco, em Benguela, numa extensão de mais de 150 quilómetros.
Para o presidente da associação dos agricultores em Benguela, Manuel Monteiro, a entrada em funcionamento deste sistema reveste-se de grande importância, tendo em conta aos vales existentes no seu percurso, o que vai propiciar o relançamento da actividade produtiva nesta região. 
“Os benefícios deste projecto vão além do interesse da actividade agrícola, uma vez que o sector da energia e águas é um potencial usuário deste bem, tendo em conta os furos existentes no Cavaco que vão contribuir para melhorar o abastecimento, em termos de quantidade e qualidade, aos utentes”, explicou.
O director provincial da Agricultura em Benguela, Abrantes Sequesseque, afirmou que a barragem do Dungo está associada a este empreendimento, que serve de reservatório para reforçar o Rio Cubal da Hanha quando este estiver com os níveis baixos e que ao mesmo tempo está a merecer das autoridades competentes a devida atenção para a sua utilização.

Tempo

Multimédia