Províncias

Educação e Saúde com mais infra-estruturas

Maximiano Filipe | Benguela

Os sectores da Educação e da Saúde no município da Ganda, a 210 quilómetros de Benguela, vão conhecer dias melhores, com o aumento de infra-estruturas, a serem construídas no âmbito do plano director municipal.

O administrador António Kalianguila disse que em função da degradação do tecido socioeconómico do município, decorrente do conflito armado, estão a ser desenvolvidas acções de requalificação da cidade da Ganda, uma actividade que inclui a recuperação das ruas, lancis e a melhoria de todo o sistema de fornecimento de energia eléctrica. A melhoria do sistema de fornecimento da energia eléctrica contou com o apoio da Associação dos Naturais e Amigos da Ganda, que ofereceu cinco geradores, com capacidade de 15 KVA cada.
Estas acções são desenvolvidas no quadro da planificação do município, como resposta ao Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017, que contempla a recuperação das infra-estruturas degradadas e a efectivação de furos para obtenção de água, no âmbito do programa “Água para Todos”. O programa vai conhecer melhorias significativas a partir do sistema geral, com particularidade para o aumento da captação, tratamento e fornecimento regular de água potável.
O Governo Provincial busca estratégias que visam melhorar e aumentar os serviços sociais básicos aos cidadãos das comunas, povoações e aldeias.
A Ganda, antiga vila Mariano Machado, a sul da cidade de Benguela e elevada à categoria de cidade a 24 de Junho de 1969,  possui 300 mil habitantes.

Tempo

Multimédia