Províncias

Enaltecido desempenho da Administração

A sociedade civil no município da Baía Farta enalteceu o desempenho da Administração Municipal na melhoria da vida dos munícipes. Numa mensagem lida por ocasião do 49º aniversário da ascensão da Baía Farta à categoria de município, que hoje se assinala, a sociedade civil reconheceu que o município está a crescer, destacando os sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas.

Na localidade da Baía Farta o sistema de abastecimento de água potável foi melhorado
Fotografia: Arão Martins

O surgimento de novas centralidades e a melhoria de abastecimento de água e energia eléctrica, foram igualmente referidos na mensagem da sociedade civil, que considera que a Administração Municipal tem sabido gerir bem os recursos disponíveis.
Ao agradecer a mensagem, a administradora municipal, Maria João, realçou a execução de vários projectos no município, durante o ano, destacando a construção de uma escola do ensino secundário com 12 salas, o Instituto Médio Politécnico e uma escola primária de seis salas, na sede municipal. Incluiu na lista a construção de uma escola primária com seis salas, na localidade de Chamume e outra na Bandeira, um posto médico em Kambenje, comuna da Calohanga, e  a continuação do programa de merenda escolar.
A construção de um hospital municipal, cujas obras estão avançadas, e a centralidade de mil casas foram destacadas pela administradora municipal, que pediu mais diálogo entre todos, visando resolver os problemas do município.
O município da Baía Farta celebra 49 anos desde que ascendeu à categoria de concelho (município)  pela Portaria no 14.061 de 13 Dezembro de 1965.

Natal na Ganda

O abastecimentos de bens essenciais para o Natal e passagem de ano no município da Ganda, está garantido com a existência de grandes quantidades de produtos na rede grossistas e retalhistas da região.
Nos principais estabelecimentos comerciais da Ganda, há grandes quantidades de arroz, farinha de trigo, massa, feijão, batata, bacalhau, conservas, frutas e bebidas. O abastecimento sem falhas, está garantido
O gerente da firma Tri Sócio Comercial, Jorge Dambi Pinteiro, garantiu a existência de produtos alimentares, capazes de suportar a procura na quadra festiva. Também existem todos os electrodomésticos em quantidade.

Combustíveis em abundância

O concessionário de combustíveis na Ganda, José Martins, assegurou que além dos produtos alimentares. também  existem quantidades suficientes de combustíveis e gás butano.
Os consumidores tem à sua disposição gasóleo e gasolina em quantidades que chegam para o consumo. E existe uma reserva suficiente  para a central eléctrica da administração, a fim de garantir a iluminação pública a cidade da Ganda.
O responsável do Comércio na Ganda, Paulo Monteiro, disse que cinco redes grossistas e 12 retalhistas vão garantir o abastecimento de bens durante a quadra festiva no município.

Tempo

Multimédia