Províncias

Enterradas baleias e tartaruga encontradas mortas na praia

Maximiano Filipe - Benguela

Os técnicos dos serviços comunitários,da Administração Municipal da Baía Farta, enterraram na segunda feira, três baleias e uma tartaruga de grande dimensão, que apareceram mortas na praia da Comuna do Chamume, na tarde de sábado, apurou ontem o Jornal de Angola .

Fotografia: Angop

As três baleias tinham 10 a 12 metros, das quais duas apareceram na orla marítima do Chamume já mortas. A terceira foi encontrada encalhada e viva de baixo da ponte cais, pertencente a uma das pescarias na sede do município da Baía-Farta. Uma hora mais tarde, esse mesmo animal também acabou por morrer.

A tartaruga de grande dimensão, cujas causas da morte estão por se esclarecer, foi igualmente encontrada na localidade de Chamume.
Segundo o ancião António Joaquim, pescador há mais de 30 anos, residente na comuna do Chamume, não é a primeira vez que a localidade regista este acontecimento.“Em algumas épocas chuvosas, aqui no Chamume apareciam baleias mortas, sobretudo, em épocas chuvosas e no cacimbo, em que o cardume se aproxima à beira da praia”, disse.
O administrador municipal da Baía -Farta, José da Costa, disse ser “ surpreendente o número de animais marinhos que surgiram mortos”, junto à praia do Chamume, “motivo que deve preocupar as autoridades locais”.
Informou que o Instituto de Investigação Pesqueira trabalha na verificação de dados para apurar as causas que estão na base da morte dos animais, e que apoiou às autoridades locais no enterro das baleias e da tartaruga.
O ambientalista Martins Domingos disse que, apesar da época de frio, não há razões plausíveis que justificam a morte dos quatro animais.“No âmbito da Operação Resgate, os Serviços de Investigação Pesqueira devem reforçar as acções de fiscalização”, sugeriu.
Vários especialistas dos Serviços Veterinários, Saúde, Ambiente, Administração Municipal, Bombeiros, e da Capitania, trabalharam para o enterro dos animais.

Tempo

Multimédia