Províncias

Esporões estão a ser restaurados

Jesus Silva | Lobito

Os esporões do Lobito começaram a ser intervencionados para evitar que as águas do mar se aproximem das áreas residenciais, sobretudo no bairro da Restinga.

Vista parcial da cidade do Lobito onde as áreas residenciais estão mais seguras
Fotografia: Jornal de Angola

Os esporões do Lobito começaram a ser intervencionados para evitar que as águas do mar se aproximem das áreas residenciais, sobretudo no bairro da Restinga.
O administrador do Lobito afirmou, na sexta-feira, que os trabalhos consistem em proceder ao enchimento de areia nas praias adjacentes para impedirem danos aos populares que vivem naquele perímetro, principalmente as do bairro da Restinga.
Amaro Ricardo, que fez o anúncio por ocasião do encerramento das festas da cidade, disse que outro dos problemas críticos do Lobito está ligado às inundações na época chuvosa, nos bairros da Canata, da Luz e do São João, “cujos dias estão contados”.
“A Comissão Permanente do Conselho de Ministros aprovou, recentemente, esse projecto e, nos próximos dias, as zonas críticas da cidade vão beneficiar de uma intervenção de fundo, para que nunca mais se registem inundações”, garantiu o administrador.
O lixo nas zonas urbanas do município, referiu, já não preocupa as autoridades do município, pois foram estabelecidos contratos com empresas privadas, que diariamente fazem a limpeza dessas áreas.
Sobre os preparativos do centenário, a comemorar em 2 de Setembro de 2013, revelou, foram abertas representações em Portugal e em França, onde os naturais e amigos do Lobito vão arrecadar fundos.
Nesse contexto, solicitou os munícipes que pintem os edifícios das ruas e avenidas principais, que tratem das árvores e reparem os jardins para a cidade se tornar cada vez mais bonita e deixe os turistas perplexos. O administrador elogiou os empresários locais pelo apoio que deram às comemorações dos 98 anos da cidade, tendo a Comissão de Efemérides entregue um certificado de reconhecimento a todos os que, directa ou indirectamente, contribuíram para o êxito das festas.
Amaro Ricardo anunciou que, no próximo ano, vão ser resgatadas as festas do Mar e do Sol, a realizar em Março, em parceria com o Porto Comercial do Lobito, que comemora o aniversário no dia 24 daquele mês.
Além disso, vão também ser incentivados os desfiles de grupos carnavalescos fora da época do Carnaval para o Lobito recuperar o potencial turístico que já teve.

Tempo

Multimédia