Províncias

Gestão de bens foi analisada em seminário

António Gonçalves | Benguela

Os gestores públicos em Benguela participaram, na segunda-feira, num seminário sobre as regras de execução e descentralização do processamento de salários da função pública.

Os gestores públicos em Benguela participaram, na segunda-feira, num seminário sobre as regras de execução e descentralização do processamento de salários da função pública.
 A acção de formação, dirigida a gestores públicos, administradores municipais, responsáveis por unidades orçamentais e dos recursos humanos das instituições públicas, que foi orientada pelo secretário de Estado do Orçamento, abordou temas ligados as regras de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), processamento desconcentrado dos salários e ocorrências funcionais.
 O vice-governador provincial para a área técnica, que presidiu à abertura, lembrou que a acção de formação acontece numa altura em que o Estado está a concentrar a atenção na definição de regras claras e acessíveis de execução do OGE, que vão permitir aos responsáveis gerir com eficiência e aos fiscalizadores controlar o manejo do erário público, visando o combate à corrupção, nepotismo, burla e promoção de maior abertura e equidade na gestão dos bens públicos.
 Alcides Safeca, que presidiu à sessão na qualidade de governador em exercício, acrescentou que o seminário era um instrumento indispensável ao trabalho do gestor, que o vai auxiliar na formação da ordem, disciplina e rigor face às novas regras aprovadas superiormente.
O vice-governador referiu que o que ia ser debatido no seminário tinha a ver com “o compromisso do resgate da dignidade, da qualidade e da honra de quem em nome do povo decide sobre o destino a dar aos bens, aos valores e demais elementos contáveis pertencentes a coisa pública”. 
Alcides Safeca, vice-governador provincial de Benguela, disse que “ao gestor moderno, tendo em conta a nova realidade de Angola, deve exigir-se bom-senso para que as decisões a tomar se ajustem ao interesse público”.

Tempo

Multimédia