Províncias

Hospital de São Pedro beneficia de donativo

Jesus Silva | Lobito

Mais de quatro toneladas de medicamentos diversos foram entregues ontem ao Hospital de São Pedro, no município da Catumbela, num gesto de solidariedade de uma equipa da administração daquela localidade da província de Benguela.

Hospital de São Pedro tem mais condições para atender doentes
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

Os bens foram entregues para colmatar as necessidades existentes naquela unidade sanitária e melhorar o atendimento ao público.
Na entrega dos lotes, o novo administrador da Catumbela, Julião Francisco de Almeida, pediu melhor racionalização dos fármacos e disse que o gesto vai estender-se às demais unidades do município.
“Na nossa perspectiva, há medicamentos para os proóximos dois meses e vamos fazer fé para que esse processo seja contínuo e que a direcção do hospital faça bem a distribuição e uso desses medicamentos”, frisou o responsável da Catumbela.
O administrador acrescentou que “não queremos que esses medicamentos parem em clínicas privadas ou em outros locais para serem comercializados, pois este passo foi dado para que os pacientes, ao serem atendidos, levem consigo os respectivos medicamentos.” Segundo o director do Hospital de São Pedro, Mário Lopes, o donativo surge na sequência da visita efectuada pelo administrador municipal na semana finda, para constatar o funcionamento e dificuldades da unidade sanitária, durante a qual foi-lhe dada a conhecer a falta de medicamentos.
Mário Lopes deu a conhecer que o donativo, composto por soro, luvas, anti-palúdicos, entre outros fármacos essenciais, será muito útil nesta época chuvosa, em que, na municipalidade, é notório o aumento de doentes com paludismo e doenças diarreicas, em busca de socorro nos bancos de urgência, com particular realce para as crianças menores de cinco anos.

Tempo

Multimédia