Províncias

INAC realiza formação sobre Protecção de Crianças

Maximiano Filipe/ Benguela

Mais de 50 técnicos de diversas instituições públicas e privadas, na província de Benguela, participam numa acção formativa sobre Gestão de Casos de Violência Contra Criança, sob a égide do Instituto Nacional da Criança (INAC), com o apoio do Governo Provincial .

Fotografia: DR

Estão a ser ministradas matérias sobre gestão de casos a partir dos fluxos de atendimento de crianças vítima de violência, acção social , entre outros temas.

Os participantes vão também abordar as directrizes positivas que garantem os cuidados alternativos para as crianças e os principais desafios para a sua operacionalização, assim como os princípios fundamentais para a gestão de casos na área social, evolvendo crianças e adolescentes.
A directora do Gabinete provincial da Acção Social, Leonor Fundanga, sublinhou, na abertura dos trabalhos, que “o país caminha para um elevado nível de crescimento político, social e cultural”.
“Desta forma”, disse a responsável , “vários passos estão a ser dados no sentido de se promover o bem-estar da população, sobretudo, da criança, facto que exige, por parte de todas as instituições e parceiros sociais trabalho profundo, na base de uma estratégia que visa a melhoria do combate contra a violência sobre a criança”. A representante do INAC, Rosa Francisco, disse que um dos objectivos do seminário é a implementação dos fluxogramas para o atendimento das crianças vítimas de violência, através de actividades de formação prática dos técnicos.
“Pretendemos capacitar os técnicos para que estejam preparados para os desafios que se apresentam”, disse.
Participam na formação directores de escolas, representantes de igrejas, gestores de instituições do ensino privado, agentes da investigação criminal, centros de acolhimento de crianças, creches e representantes de associações cívicas.

Tempo

Multimédia