Províncias

Jovens são esclarecidos sobre prevenção da sida

Jovens da Casa do Gaiato no município de Benguela participaram durante dois dias numa sessão de esclarecimento sobre a prevenção do VIH/Sida, no âmbito Dia Internacional de Luta Contra o SIDA, que amanhã se assinala.

Activistas apelam ao uso do preservativo
Fotografia: Jornal de Angola

O encontro foi uma iniciativa do Fórum de Auscultação e Participação Juvenil de Benguela e teve por objectivo esclarecer os participantes sobre a comunicação interpessoal e uso do preservativo e como prevenir a doença.
De acordo com o presidente do Fórum de Auscultação e Participação Juvenil de Benguela, Martins Domingos, pretendeu-se criar uma mentalidade de prevenção deste mal, que tem feito muitas vítimas na sociedade angolana e em particular na província de Benguela.
“Queremos juntar-nos aos esforço que o programa de luta contra o Sida tem vindo a desenvolver na província e nós, enquanto fórum, queremos fazer a nossa parte”, explicou. Para tal, considerou indispensável que os jovens se desloquem regularmente aos vários centros de testagem existentes no município, para se informarem sobre o seu estado serológico.
“A escolha da Casa do Gaiato deveu-se ao facto de ali viver um número considerável de rapazes, que têm levado uma vida regrada, com uma educação religiosa e que não devem estar à margem do que se passa na sociedade”, disse.
O fórum é um espaço de concertação e reflexão juvenil, constituído por Organizações Cívicas, Políticas e Associação Estudantil de Benguela. Tem como finalidade contribuir para a melhoria das políticas públicas, económicas e sociais da juventude.

Tempo

Multimédia