Províncias

Malnutrição em crianças preocupa as autoridades

António Gonçalves

A situação das 87 crianças com malnutrição internadas no Centro de Nutrição do Hospital “Nossa senhora da Paz”, adstrito à Missão Católica, no município do Cubal, é preocupante, segundo a directora clínica da instituição.

Casos tendem a aumentar
Fotografia: António Gonçalves | Edições Novembro | Benguela

De acordo com Gisela Barbosa, o facto de ter-se registado ruptura no stock de apoio que o hospital recebe do Programa Nacional de Nutrição e da Organização Não Governamental americana JAM, está a causar complicações, que muitas vezes terminam em morte, quando adicionadas a outras patologias decorrentes do mau tratamento na primeira fase, em crianças com malnutrição.
“Nesse momento está-nos a faltar o leite F-75, que é da primeira fase do tratamento, onde começam as complicações, porque quando não há esse leite as crianças não têm como melhorar e estamos a remediar-nos com o leite F-100, que não é o mais apropriado”, explicou. Para a directora clínica do hospital, há apoios mas não da forma regular, o que faz com que algumas crianças contraiam outras patologias.
O Centro de Nutrição do Hospital “Nossa Senhora da Paz no Cubal recebe pacientes de quase todos os municípios da província de Benguela e até de Luanda, que em situação de internamento mantêm-se acompanhadas pelos familiares, muitos dos quais, quando reparam que o tempo de internamento é demasiado longo, abandonam o tratamento, para recorrer a outros tipos de cura, regressando à instituição já em situação grave, o que culmina sempre em mortes.
Relativamente aos alimentos que as famílias devem utilizar para as crianças, a responsável aponta aquilo que é básico, como alimentos ricos em sais minerais, vitaminas e frutas que naquela região existem de forma natural, como é o caso da gimboa, da quizaca, a ervilha, a lentilha, o peixe e as carnes de vaca e aves.
A directora clínica do hospital considera que para se evitar a malnutrição torna-se necessário sensibilizar as comunidades sobre o perigo que a mesma representa, tarefa na qual se devem associar outros actores sociais.
O Hospital “Nossa Senhora da Paz” pertencente à Missão Católica do município do Cubal e foi fundado pelas Irmãs Teresianas, em 1973.

Tempo

Multimédia