Províncias

Milhares de pessoas isoladas pelas chuvas

Mais de dez mil pessoas estão isoladas nas comunas da Bolonguera e Camuine, município do Chongoroi,  150 quilómetros a sul da cidade de Benguela, devido às fortes chuvas que assolam aquela região, provocando cortes à circulação nas vias de acesso, disse ontem a administradora comunal da Bolonguera.

Juliana Bendi referiu que as inundações são frequentes nesta época, devido ao desabamento da ponte sobre o rio Hanja, ocorrido em Fevereiro de 2011, cortando a circulação de pessoas e bens.
A chuva caiu sem cessar durante todo o fim de semana e causou a subida do caudal do rio Hanja, deixando as populações da comuna isoladas do resto do município.
Juliana Bendi explicou que as chuvas    obrigaram a mudança da área habitual de pasto e afectaram as lavouras de milho, massambala e feijão, situação que está a provocar enormes prejuízos aos camponeses.
“Os camponeses estão impossibilitados de escoar os produtos do campo para a cidade”, disse Juliana Bendi, sublinhando que a expectativa das autoridades locais é a de que o caudal do rio baixe para repor a circulação de pessoas, enquanto se procuram opções para  os técnicos de Saúde chegarem à região.
A administradora comunal do Camuine, Catarina Jauca, mostrou-se preocupada com a progressão considerável das ravinas na estrada que liga a sede da comuna ao município do Chongoroi, cortando a circulação rodoviária. “Não é possível circular”, notou Catarina Jauca, aludindo ao facto de a via estar degradada por causa da chuva.”

Tempo

Multimédia