Províncias

Milhares de pessoas operadas aos olhos

Pelo menos 13.700 pacientes com cataratas, glaucoma e transtorno de retina foram submetidos à intervenção cirúrgica, entre Agosto de 2008 a Agosto de 2010, no Centro Oftalmológico de Benguela.

Mais de 13 mil pacientes foram submetidos a intervenção cirúrgica desde Agosto de 2008
Fotografia: Kindala Manuel

Pelo menos 13.700 pacientes com cataratas, glaucoma e transtorno de retina foram submetidos à intervenção cirúrgica, entre Agosto de 2008 a Agosto de 2010, no Centro Oftalmológico de Benguela.
A informação foi relevada pelo administrador do centro, Ambrósio Diogo, quando intervinha na actividade comemorativa do segundo aniversário da instituição, celebrado no passado dia 15.
Avançou que o Centro Oftalmológico de Benguela realizou um total de 234 mil consultas em pacientes vindos de todas as províncias de Angola e de países vizinhos, com destaque para a Zâmbia.
Realçou que esses números indicam a procura dos pacientes pelos serviços prestados pela unidade oftalmológica, acrescentando que o centro efectua por dia mais de 70 consultas e 40 operações.
A construção do Centro Oftalmológico de Benguela, com uma capacidade instalada para 125 cirurgias dia, resulta do relançamento da cooperação no sector da Saúde entre os governos de Angola e de Cuba.
Inaugurado no dia 15 de Agosto de 2008, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o centro de saúde, equipado com tecnologia moderna na área da oftalmologia, dispõe de consultórios, compartimentos pré-operatórios, laboratórios, farmácias e blocos operatórios, entre outras dependências. Uma equipa de dezenas de médicos cubanos ao lado de técnicos angolanos garante o normal funcionamento da nova unidade oftalmológica, localizada no interior do Hospital Geral de Benguela.
Além desse estabelecimento, a província de Benguela conta com a Casa de Saúde “Boa Vista”, do Projecto de Oftalmologia Comunitária da Solidariedade Evangélica (SOLE), para a redução da cegueira evitável por via da cirurgia de catarata.

Tempo

Multimédia