Províncias

Milhares de transfusões apenas num mês

Maximiano Filipe| Benguela

Mais de duas mil transfusões de sangue em doentes internados no Hospital Geral de Benguela foram feitas durante o mês de Maio último, revelou, ontem, em Benguela, o director do sector de hemoterapia desta unidade clínica.

Fotografia: JAIMAGENS

Adelino Domingos falava no âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue e referiu que  o maior número de doentes submetidos a transfusão, numa ordem de 80 por cento,    foram crianças com idades entre os zero e 16 anos de idade.
O director do sector de hemoterapia do Hospital Geral de Benguela disse que, durante Maio, as necessidades e a procura de sangue foram maiores em relação aos meses anteriores, uma vez que de Janeiro a Abril o sector realizou apenas uma média de 1.200 transfusões por mês.
Adelino Domingos disse que, dado o défice de sangue na hemoterapia, grupos organizados de igrejas e partidos políticos contribuem na doação, para salvar vidas, o que ajuda em grande medida os doentes sem acompanhamento familiar.
O sector de hemoterapia do Hospital Geral de Benguela conta com uma capacidade  para armazenar 100 litros de sangue e garante transfusões com a qualidade desejada ao paciente, informou o director do sector de hemoterapia.
A carência de técnicos especializados e de dadores voluntários constituem as maiores dificuldades com que o sector se depara, nos últimos tempos, disse Adelino Domingos. Durante a jornada foram realizadas acções de sensibilização à população nos bairros, escolas, postos médicos e igrejas sobre a importância da doação de sangue.

Tempo

Multimédia