Províncias

Município da Ganda passa a dispor de um hospital de referência

O administrador municipal da Ganda, Caetano Mateus Lopes, anunciou, sexta-feira, a construção, dentro de três anos, de um hospital de referência na localidade.

Assitência médica no município vai melhorar com mais um hospital
Fotografia: Jornal dew Angola

O administrador municipal da Ganda, Caetano Mateus Lopes, anunciou, sexta-feira, a construção, dentro de três anos, de um hospital de referência na localidade.
Falando na assembleia-geral de trabalhadores do ramo, Caetano Matus Lopes disse que é prioridade da sua administração revitalizar o sector da saúde e melhorar as condições de trabalho dos funcionários, para que haja melhor assistência sanitária no município.
Caetano Mateus Lopes afirmou que as acções de revitalização do sector serão levadas a cabo a médio e curto prazo.
O administrador disse que o Hospital Municipal e os centros de saúde das quatro comunas, nomeadamente Ebanga, Babaera, Casseque e Chicuma, deverão ser reorganizados urgentemente. “É preciso acabar com a desordem, indisciplina e falta de entendimento no sector da saúde na Ganda”, disse.
Caetano Mateus Lopes disse que a crise financeira mundial, registada em 2009, adiou o projecto de reabilitação e apetrechamento do Hospital Municipal, que estava orçado em cerca de 200 milhões de kwanzas.
O administrador apelou para o rigor na gestão da coisa pública, devendo cada um, ao seu nível, assumir com responsabilidade o trabalho.
O encontro serviu também para os trabalhadores apresentarem ao administrador as suas preocupações.
Entre as preocupações apresentadas constam o baixo salário, por falta de um estatuto especial da carreira de enfermagem, falta de bolsas de estudo, o não pagamento de horas extras e subsídios funerários.
Com capacidade para 150 camas, o Hospital Municipal da Ganda, que recebe uma média de 60 pacientes por dia, encontra-se neste momento com as infra-estruturas degradas e com falta de medicamentos, materiais gastáveis e pessoal qualificado para trabalhar no bloco operatório e Raio X.
O Governo leva a cabo um amplo projecto visando a melhoria e aumeto dos seviços sociais em todo país, ao abrigo do qual estão  a ser melhorados os seviços de saúde .

Tempo

Multimédia