Províncias

Novo hospital entra em funcionamento em Junho

Maximiano Filipe | Benguela

O director provincial da Saúde de Benguela, Valentino Kaliengue, anunciou, ontem, que o Hospital Municipal local entra já em funcionamento no próximo mês de Junho.

O director provincial da Saúde de Benguela, Valentino Kaliengue, anunciou, ontem, que o Hospital Municipal local entra já em funcionamento no próximo mês de Junho.
Trata-se de uma unidade hospitalar de referência, construída de raiz nos arredores do município de Benguela, e equipada com materiais de última geração.
Localizado na periferia da cidade de Benguela, o hospital tem capacidade para atender 160 pacientes/dia e internar 70.
Valentino Kaliengue anunciou também que serão recrutados nacionais ou estrangeiros das especialidades de endocrinologia e neurocirurgia. O hospital já conta com especialistas de oftalmologia, ortopedia e medicina interna, necessitando de especialistas em cirurgia cardiovascular. Para o efeito, o director provincial conta com especialistas que estão a concluir um curso de pós graduação nessa especialidade, na Faculdade de Medicina, em Luanda. O hospital vai também contar com quadros que em Benguela estão a ser formados em cirurgia cardiovascular, pela Faculdade de Medicina de Benguela. O próximo hospital municipal a entrar em funcionamento será o do Bocoio, localidade situada a 150 quilómetros de Benguela, afirmou Valentino Kaliengue. Com uma capacidade de internamento para 400 pacientes, continua a debater-se com falta de quadros clínicos e especialistas de diferentes áreas.
Apesar de não ter sido ainda oficialmente aberto, a unidade hospitalar do Bocoio já realiza consultas externas.
No âmbito do programa tendente à melhoria e aumento da oferta de serviços sociais, o Governo angolano leva a cabo, em todo o país, projectos de construção e reabilitação de infra-estruturas hospitalares. Esta acção está a resultar em melhores serviços de saúde . 

Tempo

Multimédia