Províncias

Obter Bilhete de Identidade no Chongorói está mais fácil

António Gonçalves | Benguela

O sector da Justiça no município do Chongorói, a 175 quilómetros de Benguela, passou a emitir o Bilhete de Identidade, cédula pessoas e outros ducumentos, com a entrada em funcionamento da repartição local dos registos civil e criminal.

População satisfeita pela instalação de um posto de registo civil no município do Chongorói
Fotografia: Domingos Cadência |

A população sentiu-se aliviado com a entrada em funcionamento destes serviços. Graciana Josefa, 23 anos de idade, é uma das munícipes que está feliz e foi a primeira cidadã a obter o Bilhete de Identidade, com o qual vai poder resolver muitos problemas que antes não podia. “Agora já posso tratar da cédula de nascimento do meu bebé recém-nascido”.
A abertura dos registos civil e criminal enquadra-se na expansão dos referidos serviços em todas as sedes municipais e comunais da província, evitando que as populações se desloquem para localidades distantes para tratar de documentos. A delegada provincial da Justiça, Paula Lopes, disse que com a entrada em funcionamento da repartição do Chongorói e, posteriormente, as da Ganda e do Balombo, a província passará a contar com nove municípios com cobertura em termos de serviços de registo e notariado, de identificação civil e criminal.
 “Felizmente também já temos os nossos serviços instalados em todas as maternidades. Trata-se de um trabalho que se está efectuar a nível local como o governo da provincial na liderança. Neste processo contamos igualmente com a Direcção Provincial da Saúde e as administrações municipais”, disse.
A cerimónia da inauguração dos registos civil e criminal do município do Chongorói foi testemunhada pelo governador provincial Isaac dos Anjos.

Tempo

Multimédia