Províncias

Organização acerta detalhes para o sucesso das festas

Jesus Silva | Lobito

O administrador municipal do Lobito, Amaro Segunda Ricardo, garantiu na quarta-feira que a comissão organizadora das festividades do centenário da cidade está a criar todas as condições para que as celebrações possam satisfazer os milhares de cidadãos esperados no evento.

No âmbito das comemorações das festividades do município do Lobito foram já efectuados contactos com as estruturas centrais
Fotografia: Jesus Silva | Lobito

Amaro Ricardo garantiu que o evento está a ser preparado ao pormenor, para corresponder às expectativas da população, uma vez que já estão garantidos os patrocínios. No âmbito das comemorações dos 100 anos da cidade do Lobito, foram já efectuados contactos com as estruturas centrais, no sentido da realização de eventos nacionais, para a segunda quinzena de Agosto, com destaque para a fase final da “Taça do Presidente”, o torneio “FESA de Basquetebol”, competições internacionais de velhas guardas em basquetebol, além de espectáculos de música.
Dentro das festividades, no passado domingo, um grupo de cerca de dois mil jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia realizou uma campanha de limpeza das ruas do Lobito.O administrador disse que continuam a chegar manifestações de entidades que quererem dar o seu contributo para que as festividades do centenário tenham um significado especial.  Nesta senda, trabalhadores das Alfândegas predispuseram-se servir 500 sopas para as comunidades mais carentes daquela parcela de Benguela. Para as festividades do aniversário, que se celebra a 2 de Setembro, está prevista a inauguração do centro de hemodiálise do Hospital Geral do Lobito, infra-estrutura com capacidade para 70 camas de internamento. Prevê-se, também, o lançamento do romance “Não tem pernas o tempo”, da autoria de Gociante Patissa, e o semanário económico “Lobito 100 anos”.
Para o acto principal das festividades, estão confirmadas as presenças do ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, e do governador provincial de Benguela, Isaac dos Anjos.

Segurança garantida


O comandante municipal do Lobito da Polícia Nacional, Jorge Gabriel Capusso, afirmou que a segurança durante as festas está garantida, com um número considerável de efectivos locais.
Em caso de necessidade de reforço, garantiu que o Comando Provincial de Benguela já se dispôs a prestar todo o apoio necessário durante o período de festa .
 Mas adiantou que o Lobito é uma cidade tranquila, daí que os cruzeiros com turistas estrangeiros a tenham como preferência, não só pelas suas belezas naturais, mas por este facto também.
Jorge Kapusso disse que a maior preocupação das autoridades tem a ver com a segurança dos três grandes espectáculos musicais previstos, com a presença dos cantores Matias Damásio, Ary, Lambas, Cage One, CEF, Noite & Dia, entre outros artistas, que geralmente arrastam mais de 20 mil pessoas.

Tempo

Multimédia