Províncias

População da aldeia da Catumbela conta com mais um posto de saúde

Domingos Mucuta | Lubango

A assistência sanitária aos habitantes da aldeia da Catumbela, na comuna do Canasse, município de Caconda, pode registar outra dinâmica após conclusão, em Outubro próximo, das obras de construção de um posto de saúde na localidade.

Foi lançada sexta-feira a campanha de vacinação “Viva a a vida com saúde
Fotografia: Domingos Mucuta |Lubango

A assistência sanitária aos habitantes da aldeia da Catumbela, na comuna do Canasse, município de Caconda, pode registar outra dinâmica após conclusão, em Outubro próximo, das obras de construção de um posto de saúde na localidade.
A unidade sanitária, orçada em mais de 11.073.000 kwanzas, financiados pelo Fundo de Apoio Social (FAS), vai prestar assistência médica a casos de doentes que antes eram enviados para o hospital municipal. O posto de saúde vai comportar um consultório geral, sala de observação e de partos, vacinação, enfermaria, farmácia e casas de banhos.
O chefe da Repartição de Saúde, Albano Chipumo, disse na passada sexta-feira que, no quadro da estratégia de alargamento da rede sanitária, a Administração Municipal reabilita também o posto de saúde da aldeia Calulombolo.
 Albano Chipumo salientou que a construção e reabilitação de novas unidades sanitárias permitem a extensão da rede sanitária às localidades do interior. Estão a ser alargados de forma gradual os serviços de saúde para a população. O chefe da Repartição de Saúde explicou que o objectivo da construção e restauração de centros e postos médicos é fazer com que os serviços se instalem, nos próximos anos, num raio de menos de dez quilómetros.
Actualmente, o sector da saúde tem uma cobertura sanitária de 60 por cento. Apesar dos esforços, a localidade enfrenta problemas com a falta de quadros, desde médicos, técnicos médios e básicos a pessoal administrativo.
Os dados avançados por Albano Chipumo foram revelados durante uma visita do governador da Huíla, Isaac dos Anjos, para constatar as obras do primeiro posto de saúde construído de raiz na localidade.
O governador da Huíla lançou oficialmente a campanha de vacinação “Viva a vida com saúde”, que prevê abranger, em toda a província, mais de 500 mil crianças contra a poliomielite, o sarampo, aplicação de vitamina A e albendazol. A campanha  envolve 2.485 técnicos, entre voluntários, mobilizadores e vacinadores.

Tempo

Multimédia