Províncias

Porto do Lobito promete pagar esta semana dois salários

Sampaio Júnior | Benguela

O Conselho de Administração do Porto do Lobito anunciou ontem, em comunicado a que o Jornal de Angola teve acesso, que vai proceder ao pagamento dos salários dos trabalhadores respeitantes aos meses de Julho e Agosto ainda esta semana.

Fotografia: JAImagens | Edições Novembro

O documento acrescenta que os salários do mês de Setembro vão ser pagos no fim deste mês de Outubro, apelando a todos os trabalhadores para que se mantenham calmos porque a situação vai ser resolvida.
Os cerca de 2 mil trabalhadores do Porto do Lobito paralisaram a actividade laboral na segunda-feira para reclamar da entidade patronal o pagamento de cerca de quatro meses de salários em atraso.
De acordo com os grevistas, a falta de salários está a provocar desintegração familiar, com filhos a serem suspensos de colégios e incumprimentos no  pagamento de água e  luz eléctrica.
A crise económica  tem afectado de forma significativa as importações e, consequentemente, diminuído as actividades dos portos em Angola.
O Porto do Lobito, na província de Benguela, foi inaugurado em 1954, mas já era utilizado desde meados da década de 30 do mesmo século, ligado directamente à linha de caminho-de-ferro entre o litoral e o leste do país.
O Porto do Lobito pode receber, em simultâneo, 20 navios de longo curso  e manusear 11 milhões de toneladas de carga geral por ano.

Tempo

Multimédia