Províncias

Qualidade de água analisada em Benguela

O maior laboratório de monitorização da qualidade da água do país vai ser inaugurado até ao fim do mês de Abril, em Benguela, anunciou na sexta-feira o director nacional de Águas.

Fotografia: WWW.JAIMAGENS.COM

O engenheiro Lucrécio Costa, que orientou, em Benguela, a acção de formação nacional sobre “Gestão de perdas, cobrança de água e cálculos de tarifas”, disse que o laboratório foi preparado para desenvolver parte do programa de monitorização da qualidade da água, em função dos níveis de desenvolvimento qualitativo que o país pretende.
A entrada em funcionamento do laboratório vai permitir ao país corresponder mais às exigências das recomendações da Organização Mundial da Saúde. Este objectivo é possível, explicou Lucrécio Costa, porque o laboratório está preparado para realizar análises e fazer a caracterização de 22 parâmetros de qualidade da água, nos termos recomendados pela engenharia.
“Quando se quer saber da adequabilidade ou não de determinada água para consumo humano, temos que ver o teor de chumbo e de cloro e determinar se o produto tem bactérias ou micróbios, que não são visíveis a olho nu”, especificou.

Tempo

Multimédia