Províncias

Rede de protecção à criança tem uma nova coordenação

Jesus Silva | Lobito

A Rede Municipal de Protecção à Criança no Lobito tem nova coordenação, encabeçada por Dickyaminy Bokolo, responsável do Círculo Rastafary de Benguela (CRB), coadjuvado por José Patrocínio, do Projecto Omunuga.

Direitos das crianças mais protegidos
Fotografia: Jornal de Angola

A Rede Municipal de Protecção à Criança no Lobito tem nova coordenação, encabeçada por Dickyaminy Bokolo, responsável do Círculo Rastafary de Benguela (CRB), coadjuvado por José Patrocínio, do Projecto Omunuga.
O administrador adjunto do Lobito lamentou, na cerimónia do acto de posse, que a rede local se encontre inoperante há mais de três anos, o que se tem reflectido negativamente na resolução de muitos problemas com que se debatem as crianças do município.
Manuel Chimbili disse que alguns dos jovens registados no Centro 16 de Junho vão trabalhar nas obras das três mil casas a serem erguidas no Lobito, no âmbito do Programa Nacional de Habitação.
O representante provincial do Instituto Nacional da Criança em Benguela, Armando de Almeida, declarou que, com a nomeação da nova coordenação da Rede de Protecção à Criança no Lobito, se pretende reforçar a cooperação em acções concretas, consubstanciadas na salvaguarda dos direitos da criança, e criar condições para a concretização dos 11 compromissos para com a criança.
O coordenador da Rede Provincial da Criança em Benguela disse que a instituição pretende que, este ano, sejam reactivadas as redes dos municípios da Baia Farta, Benguela e do Lobito e criar a de Catumbela. Elaborar e remeter projectos de financiamento a potenciais doadores, para se realizarem actividades de monitoria, transporte, divulgação e estudo dos 11 compromissos da criança, afirmou Melo Costa, são alguns dos objectivos da rede.
Para tal, frisou, a instituição precisa de contribuições para a elaboração e aprovação de regulamentos, realizar reuniões bimensais rotativas nos diferentes municípios e acertar mecanismos de coordenação e articulação, no âmbito dos 11 compromissos, entre o Conselho Provincial de Apoio à Criança e a Rede Provincial.

Tempo

Multimédia