Províncias

Sistema de irrigação revitaliza agricultura

Maximiano Filipe | Benguela

O Governo Provincial de Benguela desenvolve, a partir do segundo semestre do corrente ano, um conjunto de acções para a revitalização das zonas agrícolas do município da Catumbela.

O referido projecto visa fazer com que o município da Catumbela retome a dinâmica anterior, que o colocou no passado como a maior localidade dinamizadora da actividade agrícola do Centro-Sul do país, assim como melhorar o mecanismo de distribuição dos produtos locais.
O projecto, segundo a administradora municipal, Filomena Pascoal, é implementado num campo agrícola da empresa DT-Agro e conta com um sistema moderno de irrigação, apoiado por uma lagoa artificial de 70 metros de comprimento e 50 de largura. O campo agrícola é igualmente apoiado por uma escola técnica agrária, que forma os quadros que vão operar no desenvolvimento da actividade agrícola na província.

Visita governamental

Uma delegação do Governo Provincial de Benguela, chefiada pelo governador Isaac dos Anjos, visitou o município da Catumbela para avaliar a execução do projecto de irrigação dos campos agrícolas e estudar formas de escoamento das águas, para se evitar possíveis inundações, que coloquem em risco a população residente nas redondezas.
A delegação governamental constatou que há toda a necessidade de se melhorar as condições do açude local e do sistema de drenagem do rio Catumbela, assim como do canal adutor principal de irrigação.
O governador considerou fundamental a melhoria das comportas da comuna da Praia Bebé e o aproveitamento racional da água proveniente da vala de irrigação da Catumbela, que beneficia mais de 700 mil habitantes localizados numa extensão de sete quilómetros de comprimento.
O município tem características diferenciadas, com maior predominância para o ramo da agro-indústria, o que permite o desenvolvimento de projectos requalificados daquela dimensão, visando o crescimento da economia, através da produção agrícola, que por sua vez vai dinamizar outros sectores.
Júlio Canambi, secretário provincial em exercício da Unita, que acompanhou a visita chefiada pelo governador de Benguela, disse que a revitalização do tecido agrícola da província constitui uma das mais acertadas medidas para a erradicação da pobreza na região.
Na Catumbela estão em curso diversas acções no âmbito do programa do Executivo de combate à fome e pobreza.

Tempo

Multimédia