Províncias

Troço Cubal / Lomaum beneficia de reabilitação

A estrada que liga a sede do município do Cubal à barragem do Lomaum, numa extensão  de 42 quilómetros, está a beneficiar de obras de asfaltagem, depois de 20 anos em estado  precário.

Obras de asfaltagem terminam em Junho próximo
Fotografia: Edições Novembro

O administrador municipal-adjunto do Cubal, Fernando Belo, disse que as obras enquadram-se no programa de reabilitação de estradas em todas de comunas do município do Cubal. “ A circulação rodoviária no troço que liga a sede do Cubal ao Lomaum é feita com muito custo devido ao estado degradado em que se encontra a estrada, com ravinas e  buracos”, disse Fernando Belo.  “A recuperação da via vai trazer  grandes benefícios à população, fundamentalmente, no escoamento dos produtos do campo para as outras áreas da província”, frisou o administrador-adjunto, para acrescentou que “os trabalhos decorrem a bom ritmo, e tudo indica que vão estar  concluídos antes do fim do primeiro semestre deste ano.

Combate à fome
Fernando Belo explicou que, no âmbito do Programa de Combate à Fome e Erradicação da Pobreza, os agricultores do Cubal estão a plantar as culturas que foram devastadas pelas chuvas.   “O município está com bons índices de cultivo de milho, feijão, massambala, mandioca, batata doce e hortícolas diversas. Nos próximos meses pode abastecer com estes produtos várias regiões da província de Benguela”, disse Fernando Belo.
A localidade de Lomaum que possuiu uma barragem hidroeléctrica de grande dimensão, se afigura como  alavanca para o crescimento industrial da província.

Tempo

Multimédia